Islândia: Autoridades fecham espaço aéreo na zona próxima do vulcão

0
vulcãoAs autoridades da Islândia decidiram fechar o espaço aéreo na zona próxima do vulcão Bardarbunga. Nas últimas horas, voltou a registar-se uma pequena erupção. Entretanto, o Instituto de Meteorologia do país elevou para vermelho o nível de alerta para a aviação.

A lava começou novamente a escapar às primeiras horas da manhã. A pequena erupçäo estende-se ao longo da mesma fissura com cerca de 900 metros de comprimento por onde a lava tinha escapado durante algumas horas na sexta-feira. A produçäo de cinza é insignificante.

Os acontecimentos das últimas duas semanas no Bardarbunga deixam os cientistas islandeses confusos e perplexos. Nada do que se está a passar encaixa em nenhum dos modelos científicos da vulcanologia da Islândia.

Basta dizer que 600 tremores de terra é quanto normalmente chega para um vulcäo entrar em erupçäo na Islândia, o Bardarbunga já ultrapassou 12 mil sismos sem nada de significativo acontecer.

Ontem, os cientistas descobriram múltiplas fendas circulares na crosta de gelo por cima da caldeira do vulcäo, não excluindo a hipótese de o Bardarbunga entrar em erupção nos próximos dias.

Outra teoria aponta no sentido de pequenas fugas regulares de lava aqui e ali, como a de hoje, durante vários anos seguidos à semelhança do que se passsou entre 1974 e 1985 com o vulcäo Krafla noutra zona da Islândia.

TSF




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.