Incêndio florestal destrói 60 casas no oeste dos EUA

0

Bombeiros do Estado de Washington, no oeste dos EUA, enfrentam na terça-feira um incêndio florestal que já destruiu 60 casas e devastou mais de 20 mil acres (80,9 quilômetros quadrados) entre duas florestas nacionais a leste de Olympia, a capital. Outras 400 casas foram desocupadas nas colinas entre Cle Elum e Ellensburg, cidades no noroeste do Estado, no limite leste dos montes Cascade.

Mais de 20 incêndios florestais se alastram atualmente pelo Oeste dos EUA, onde as temperaturas têm chegado aos 40ºC. Juntos, os incêndios atingiram cerca de 93 mil hectares em Idaho, Washington e Califórnia.

As autoridades suspeitam que o incêndio em Washington tenha começado numa construção a leste de Cle Elum, que fica cerca de 120 quilômetros a sudeste de Seattle, maior cidade do Estado. “Não sabemos a causa, só sabemos a origem”, disse Rick Scriven, porta-voz da equipe estadual de reação a emergências presente no local.

Com fortes ventos previstos para terça-feira e sem expectativa de chuva pelas próximas três semanas, mais danos devem acontecer, segundo Bryan Flint, porta-voz do Departamento de Recursos Naturais.

O fogo deve se propagar para o norte, podendo chegar à Floresta Nacional Wenatchee, a uma distância de cerca de 15 quilômetros, e para leste, uma área predominantemente agrícola, segundo Flint. A Floresta Nacional Snoqualmie fica ao sul.

FONTE: Agência Reuters
FOTO: AP

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe.
É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.