Helicóptero chinês tenta evacuar passageiros de navio preso no gelo

0

25_Let_Pobedy_maior_navio_quebra-gelo_do_mundoO navio russo de investigação oceanográfica, “MV Akademik Shokalskiy”, está bloqueado pelo gelo na Antártica desde a véspera de Natal.

Após as condições climatéricas terem obrigado hoje a recuar um navio quebra-gelo australiano, a Rússia decidiu tentar evacuar, com a ajuda de um helicóptero chinês, parte dos passageiros e da tripulação do “MV Akademik Shokalskiy”, bloqueados pelo gelo na Antártica desde a véspera de Natal

“Decidimos evacuar 52 passageiros e quatro membros da tripulação com um helicóptero do navio chinês Xue Long, se as condições climatéricas o permitirem”, referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado citado pela agência AFP.

A bordo do “MV Akademik Shokalskit” encontram-se 74 pessoas, entre as quais cientistas e turistas, de diversas nacionalidades.

O comunicado do Ministério russo indicou que recebeu garantias, através dos seus diplomatas na Austrália, de que todos os que estão a bordo encontram-se bem e que a sua segurança não está em risco.

O “MV Akademik Shokalskiy” pertence a um instituto russo de investigação oceanográfica que colabora com a Aurora Expeditions, empresa australiana de expedições científicas.

FONTE: Expresso

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.