Fogo em Espanha perto de Chaves ameaça habitações

0

Verín, na província de Ourense, encontra-se muito próxima da fronteira com Portugal.

Um incêndio deflagrou na quinta-feira em Verín, na província de Ourense, em Espanha, e obrigou ao corte da A52, conhecida como autoestrada das Rias Baixas. Esta zona fica muito próxima da fronteira entre Portugal. Um vídeo, partilhado no Twitter, mostra o momento em que as chamas chegaram à estrada.  As imagens foram publicadas pelo grupo musical espanhol Amparanoia, que se deslocava para um concerto, quando as chamas invadiram o caminho. No vídeo, é possível ouvir gritos dos elementos da banda. No momento em que já estavam cercados pelas chamas, pediram ao condutor para inverter o sentido.  O incêndio, que deflagrou na tarde de quinta-feira, continua ativo e está próxima de habitações e estradas principais, como adianta o El País.

O Ministério do Meio Ambiente Rural espanhol lançou um alerta de nível dois, como medida preventiva, devido ao incêndio florestal que permanece ativo. As chamas podem afectar mais de 1.200 hectares e uma grande extensão de pinheiros. Segundo a imprensa local, o fogo começou na paróquia de Vilamaior do Val, na tarde de quinta-feira, e acabou por atingir uma área muito maior, estando agora a colocar em risco habitações.

CM

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe.
É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.