Curiosidades: Foi descoberto o local mais frio do mundo

0

neveOs cientistas descobriram o local mais frio do planeta Terra. As condições climatéricas registadas numa montanha da Antártica, que atinge temperaturas abaixo dos 91 graus negativos, podiam congelar os olhos, nariz e pulmões dos seres humanos em poucos minutos.

Isto ocorre porque a temperatura está quase a menos 13 graus do ponto em que o CO2 se passa do estado gasoso a gelo seco (-78,5 graus Celsius).

A descoberta desta região gelada foi feita pelos investigadores do Centro de Dados Americano de Neve e Gelo (America’s National Snow and Ice Data Centre), segundo o jornal ‘The Sunday Times’.

Os investigadores utilizaram satélites e outras técnicas para medir as temperaturas na Antártica. Acreditam que o local com 91,2 graus negativos – um dos numerosos lugares gelados registados na montanha – está a uma altura de 3779 metros na montanha Dome Fuji.

O local é, surpreendentemente, mais frio do que a estação de investigação Vostok, na Rússia, onde a temperatura mais fria do mundo foi registada em 1983, durante o inverno antártico.

Os investigadores dizem que é provável existirem locais ainda mais frios, pois o satélite apenas mede a temperatura média num quilómetro quadrado.

“É provável que os sítios com o recorde de frio, identificados pelos dados, tenham áreas mais pequenas no seu interior que são significativamente mais frias do que a massa grande em si”, disse um dos investigadores numa publicação sobre a descoberta.

As temperaturas mais baixas foram registadas durante os períodos secos e limpos – em oposição a dias com vento ou neve. Mas todos os detalhes da descoberta serão revelados esta semana, na reunião anual da União Americana de Geofísica.

No início do ano, a aldeia russa de Oymyakon, revelou ser o sítio mais frio, permanentemente habitado, do mundo. A temperatura média no mês de janeiro foi de 50 graus negativos. Conhecido como o ‘Polo do Frio’, a temperatura mais baixa alguma vez registada em Oymyakon foi de 71,2 graus negativos.

A aldeia, que tem cerca de 500 habitantes, era, em 1920 e 1930, um local de paragem para pastores de renas que regavam os seus rebanhos de uma fonte termal. Uma única loja providencia os bens essenciais para a aldeia. As pessoas locais trabalham como criadores de renas, caçadores e pescadores.

Em comparação, a temperatura mais fria no Reino Unido foi 27,2 graus negativos, registado em 1995, em Altnaharra, nas Terras Altas da Escócia.

(Fonte: Correio da Manhã)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).