China põe no ar o maior avião anfíbio do mundo que pode combater incêndios

0

O maior avião anfíbio do mundo, o AG600, realizou neste domingo o seu voo inaugural na China, um ano e meio depois de ter sido construído.

O AG600, que é também o primeiro avião anfíbio de grande dimensão construído na China, levantou voo pelas 09h39 (01h39 em Lisboa) do aeroporto civil de Jinwan, de Zhuhai, cidade no sul do país, sede anual da maior feira de aviação da China, informou a agência de notícias oficial Xinhua.

Com um tamanho semelhante ao de um Boeing 737, é de longe maior do que qualquer outro avião construído para descolar e pousar na água, de acordo com informações reveladas anteriormente pela estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC), que desenvolveu o aparelho.

O novo aparelho, cuja fuselagem tem 39,6 metros de comprimento, foi desenhado para combater incêndios florestais e para ser utilizado em operações de resgate no mar.

(Fonte: Observador)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).