Bombeiros orientam pais para cuidado com crianças nas férias

0

O período de férias requer atenção dobrada dos pais para que não aconteçam acidentes com as crianças. Pequenos cuidados podem evitar que as brincadeiras se tornem ameaças. O Corpo de Bombeiros recomenda que o deslocamento até praças e parques seja supervisionado por um adulto, evitando possíveis atropelamentos.

A classificação etária dos brinquedos também deve ser respeitada para que crianças muito novas não brinquem com brinquedos que ofereçam um risco maior.

O tenente do Corpo de Bombeiros de São Carlos Bruno César Pena Gobbo alerta para as brincadeiras com pipa. “Os pais devem ficar atentos e evitar que seus filhos usem cerol ou cortante. Uma pipa, que é um brinquedo, pode acabar virando uma arma”.

Apesar do período frio, também existem casos de afogamento. Segundo o tenente Gobbo, as tardes mais quentes acabam encorajando as pessoas a entrar em lagos, represas e rios inadequados para a natação. “É preciso que os pais fiquem atentos aos seus filhos para que não permitam que eles entrem nesses locais inadequados.”

Dentro de casa é possível prevenir alguns acidentes adotando medidas simples para evitar os riscos domésticos. Na cozinha, é importante não deixar os cabos das panelas virados para fora do fogão. Tomadas e instalações elétricas não devem ficar expostas. Ferramentas, remédios, produtos químicos e de limpeza também devem ficar fora do alcance de crianças.
Pequenos cuidados ajudam a garantir que as férias sejam divertidas e não se tornem um problema.




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.