Avião de passageiros quase chocou com drone nos EUA

0

drone_copter_AP120124033602_620x350Um avião da American Airlines quase colidiu com um drone, na Flórida, em março, o que demonstra o risco crescente do uso cada vez mais frequente destes aparelhos, declarou a agência reguladora de segurança aérea dos Estados Unidos.

O caso só foi divulgado na quinta-feira por Jim Williams, gestor do Gabinete de Integração de Sistemas de Aeronaves Não-Tripuladas da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
O piloto do avião disse às autoridades que um artefato pequeno e controlado de forma remota chegou demasiado perto do avião, a cerca de 700 metros do solo, sobre o Aeroporto Regional de Tallahassee.

«O piloto do avião disse que o drone estava tão perto do avião que teve certeza que tinha colidido com o aparelho», afirmou Williams. A aeronave, operada por uma subsidiária da American Airlines, não tinha danos quando foi inspecionada depois do incidente de 22 de março.
Mas «o risco de um pequeno drone ser engolido pelo motor de um avião comercial é muito real», declarou. «Os resultados poderiam ser catastróficos».

No seu discurso na Exposição de Sistemas de Pequenas Aeronaves Não-Tripuladas, Williams também mostrou vídeos de vários acidentes com drones, incluindo um no qual um drone choca com uma plateia durante a corrida de touros em Richmond, no Estado da Virgínia, no ano passado. O incidente foi causado por uma falha na bateria e houve feridos sem gravidade.

Atualmente, a FAA proíbe o uso comercial de drones nos Estados Unidos e tem sido cada vez mais criticada por não conseguir fixar regras que permitiriam seu uso mais abrangente.

No ano passado, a agência começou a estabelecer locais de teste onde as empresas podem fazer experimências para o uso comercial.

FONTE – TSF

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.