Austrália prepara-se para mais incêndios “catastróficos”

04jan2013---serie-de-incendios-florestais-de-grandes-proporcoes-atingire-a-ilha-da-tasmania-australia-1357472493249_956x500A Austrália, que desde a semana passada  está assolada por violentos fogos, está a preparar-se para vários incêndios  “catastróficos” nesta terça-feira, uma consequência de uma forte onda de  calor no país, alertaram as autoridades.

Os bombeiros, noticia a agência AFP, preparam-se para enfrentar condições  extremas no dia de hoje, em que se prevê temperaturas recorde de mais de  40 graus e ventos de até 80 quilómetros por hora.

As equipas de salvamento prosseguiram na segunda-feira as buscas por  eventuais vítimas entre os escombros de centenas de casas destruídas na  sequência de incêndios que deflagraram esta sexta-feira e permanecem ativos  na ilha de Tasmânia, no sudeste da Austrália.

A polícia da Tasmânia informou que entrou em 245 habitações na localidade  de Dunalley, na península de Tasman, a mais afetada pelos incêndios, mas  não encontrou “qualquer corpo até ao momento”.

Em Dunalley, que se situa situada no sudeste da cidade de Hobart, capital  da Tasmânia, cerca de 90 casas foram destruídas ou ficaram gravemente danificadas  pelas chamas, confirmaram as autoridades.

Os bombeiros continuam a sua luta contra as chamas em vários pontos  do estado australiano, as quais já destruíram um total de 120.000 hectares  na região, de acordo com dados oficiais.

Os incêndios alcançaram a península de Tasman, onde turistas e locais  tiveram de se refugiar no histórico lugar de Port Arthur, no sul da zona,  assim como em centros comunitários.

A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, deslocou-se hoje à Tasmânia  para visitar as zonas mais afetadas pelos incêndios que obrigaram à retirada  de milhares de pessoas daquele estado.

FONTE: SIC