Fogo terá começado na zona de restauração do complexo turístico. 94 bombeiros estão a combater as chamas e foi mobilizado um helicóptero.

Um violento incêndio está a atingir na tarde deste sábado o resort Zmar Eco Campo, instalado a cerca de dez quilómetros da Zambujeira do Mar. A GNR de Odemira foi alertada pelas 17h45, confirmou aquela autoridade ao PÚBLICO, sendo que pelas 18h30 o fogo continuava a lavrar, atingindo já as zona onde estão instalados osbungalows do eco-resort. Não há para já indicação de que alguém tenha ficado ferido.
De acordo com o major Carlos Bengala, do Comando da GNR de Beja, 94 bombeiros de várias corporações estão a combater as chamas com recurso a 24 viaturas de combate a incêndio. Pouco depois das 18h foi também mobilizado um helicóptero que estava na base do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR em Monchique. “Junto da unidade hoteleira existe uma zona densa de mato e os bombeiros temem que o fogo se alastre a essa área”, disse o major Carlos Bengala. A GNR enviou para o local quatro patrulhas.
Também o oficial de serviço no Comando Geral da GNR, em Lisboa, confirmou ao PÚBLICO ter informações que apontam no sentido do incêndio ter começado na zona de restauração e garantiu igualmente que as autoridades procederam à evacuação do resortcomo medida de precaução.
Contactadas pelo PÚBLICO, tanto as corporações de bombeiros de Vila Nova de Milfontes como de Odemira confirmaram a ocorrência, mas remeteram as informações para o Comando Operacional Distrital (CDOS) de Beja. Fonte do CDOS confirmou apenas a destruição de várias construções em madeira sem precisar, no entanto, quantas foram afectadas pelo incêndio.
Lucília Barradas, que circulava próximo do resort na altura em que começou o incêndio, contou ao PÚBLICO que naquela zona se observa uma densa nuvem de fumo negro vinda do centro da estância de turismo. Perto daquela zona estão mais de uma centena de quartos, segundo Lucília Barros.
O Zmar, inaugurado em 2010, ocupa uma área de 81 hectares e tem como princípio um conceito ecológico que prima pela sustentabilidade ambiental. O complexo turístico oferece lugares para campismo e bungalows de varias tipologias cuja construção assenta essencialmente em madeira. Os hospedes, e visitantes diários, têm ainda à disposição uma série de serviços que incluem um parque aquático, um parque infantil de diversões, um ginásio, um campo desportivo, um circuito de arvorismo e courts de ténis e Padel.
Fonte: publico.pt

