Veículos de combate a incêndios da base aérea das Lajes – Açores

0

A Base Aérea das Lajes, oficialmente designada como Base Aérea n.º 4 (BA4), é uma infra-estrutura aeronáutica da Força Aérea Portuguesa. Está subordinada ao Comando da Zona Aérea dos Açores. Localiza-se na freguesia das Lajes, no concelho da Praia da Vitória, na parte nordeste da ilha Terceira, nos Açores.

Embora criada no contexto da Segunda Guerra Mundial, o seu desenvolvimento e importância estão ligados à influência dos Açores no controlo do Atlântico, assim como o seu uso se prende ao interesse dos Estados Unidos no cenário de redefinição das predominâncias político-militares no pós-guerra. Nesse sentido a utilização da base permitia o rápido acesso à Europa, à África e ao Médio Oriente, constituindo-se num instrumento utilitário no contexto do confronto este-oeste protagonizado pela URSS e pelos Estados Unidos durante a chamada Guerra Fria.

No seguimento deste artigo, deixamos aqui o testemunho fotográfico de Sr. Luís Crisóstomo, relativamente aos veículos de combate a incêndios sedeados naquela base ao serviço dos Estados Unidos da América.

 

Fonte: Wikipedia/Bombeiros.pt
Imagens: Luis Crisóstomo

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.