UNISA18 mergulha em águas geladas na Serra da Estrela | FOTORREPORTAGEM

UNISA18 mergulha em águas geladas na Serra da Estrela, com temperaturas a rondar os 3 graus negativos.

Decorreu no dia de ontem 10 de Fevereiro, um exercício treino da UNISA18 (Unidade de Intervenção de Salvamento Aquático do Distrito de Viseu), na lagoa comprida, na Serra da Estrela. Fizeram parte deste exercício, as equipas de mergulhadores das corporações dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Viseu e Oliveira de Frades.

No Inverno, lagoas, barragens e rios gelam à superfície e ficam cobertos de neve. Para os milhares de turistas que rumam à serra constituem apenas mais um local com neve, mas o perigo de alguém cair é real, assim urge treinar e preparar homens e equipas para cenários reais. O exercício teve como finalidade, testar ao limite o mergulho em altura com temperaturas negativas aos equipamentos, efectuar mergulho com tecto (fazer mergulho por baixo da camada de gelo que cobria a lagoa) e fazer o planeamento e supervisão de mergulho.

O exercício serviu fundamentalmente para testar a articulação entre as várias forças de socorro que operam naquela que é a montanha mais alta de Portugal, bem como o comportamento das equipas e material às condições adversas do clima e altitude.

A colaborar e dar apoio estiveram também a FEB, GNR de montanha e os Bombeiros Voluntários de S. Romão.

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 22 anos à área de consultadoria em seguros. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, teve passagem pela Direção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.