Equipa de Resgate dos Bombeiros de Resende realizou treino na Ponte da Ermida

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende possui desde o ano de 2016 uma equipa de resgate, constituída por onze elementos, que está preparada para as mais diversas situações de salvamento.

Com o objetivo de manter os operacionais preparados para qualquer eventualidade, a equipa tem treinos semanalmente, em diversos locais.

O último treino foi realizado no dia 26 de fevereiro, na Ponte da Ermida, em Resende.
O treino decorreu junto ao pilar norte da ponte e, segundo António Bártolo, Comandante Adjunto dos Bombeiros de Resende, “o treino consistiu na simulação de uma queda de 30 metros de uma vítima do sexo feminino”, referiu o responsável.

“Foi feito o reconhecimento do local e delineada uma estratégia, dada a complexidade dos ferimentos da vítima, tendo a equipa de resgate a necessidade de fazer descer por cabos uma equipa de emergência pré-hospitalar para imobilizar a vítima para que o seu resgate pudesse ser o mais estável possível”, explicou o Comandante Adjunto dos Bombeiros de Resende, António Bártolo.

A orografia existente no concelho de Resende está na base da criação desta equipa de resgate, especializada em salvamento e resgate de vítimas, pela direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende.

Fonte: noticiasderesende.com

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 22 anos à área de consultadoria em seguros. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, teve passagem pela Direção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.