Bombeiros de Folgosinho organizaram o seu segundo encontro de Fanfarras

0

Os bombeiros de Folgosinho, no concelho de Gouveia, integrado no seu 80º. aniversário, organizaram hoje naquela localidade o seu segundo encontro de fanfarras.

Neste evento estiveram presentes as fanfarras dos bombeiros voluntários de Mangualde, Manteigas, S.Romão e naturalmente a fanfarra dos bombeiros de Folgosinho, envolvendo um total de cerca de 100 elementos.

O encontro iniciou-se na parada do corpo de bombeiros e percorreram as principais artérias da aldeia. No adro, no coração de Folgosinho, foram entregues as lembranças de participação e no final houve um lanche convívio para todos os participantes.

O portal bombeiros.pt conversou com presidente dos bombeiros de Folgosinho, Nuno Pires, que nos confessou que “este tipo de eventos ajudam-nos a motivar os mais novos bombeiros da corporação”, elementos esses que, de alguns anos a esta parte reuniram-se para reactivar a sua fanfarra.

O mesmo responsável referiu que estes eventos, apesar de não contar com o apoio de quais-queres outras instituições, será para manter uma vez que são “uma mais valia”.

As fanfarras, dentro dos corpos de bombeiros, constituem sem dúvida uma mais valia para a congregação e rejuvenescimento dos corpos de bombeiros, sendo em Portugal, a melhor forma de captar novos elementos para as fileiras dos bombeiros portugueses.

Apesar deste dado, o portal bombeiros.pt sabe que em Portugal existem apenas cerca de 150 fanfarras dos 475 corpos de bombeiros existentes no país.

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.