O alargamento das instalações é um dos objectivos fundamentais da direcção dos Bombeiros de Portimão para o novo mandato. Isso mesmo foi assumido, este Domingo (20 de Março), pelo seu presidente, Álvaro Bila, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais, recentemente eleitos.
A ocasião foi aproveitada para a assinatura de um contrato-programa com a Câmara de Portimão, no valor de 350 mil euros, verba que assegura o equilíbrio financeiro de uma associação que conta com 120 bombeiros
ao seu serviço.
A verba foi a máxima possível, disse a presidente da Câmara, Isilda Gomes, que garantiu que, caso a edilidade não passasse pela situação difícil de todos conhecida, a transferência seria maior, dada a importância que a actividade dos bombeiros tem para o concelho e a sua população.

Comandante Richard Marques – Imagem: Algarve Marafado
O comandante da corporação, Richard Marques, destacou o trabalho de todos os seus subordinados e manifestou-se muito satisfeito por cada vez haver mais jovens (e até crianças) a quererem juntar-se ao grupo. Isso pode ser constatado pela mais recente campanha de recrutamento da qual resultou a entrada de 21 estagiários. A isto somam-se 27 candidatos à Escola de Cadetes e Infantis, recentemente criada.
Neste sessão foi divulgada uma lista de 90 (!) acções que estão a ser desenvolvidas e vão continuar até ao final do ano, em comemoração dos 90 anos de existência da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Exposições, seminários técnicos, exercícios, acções de sensibilização e dias de portas abertas são algumas das iniciativas previstas.
Um dos destaques vai para o retomar do Dia Regional do Bombeiro do Algarve, que fica, desde já, agendado para 29 de Maio.

Álvaro Bila – Imagem: Algarve Marafado
Recentemente, os Bombeiros de Portimão promoveram na Alameda da Praça da República uma competição a que foi dado o nome de Desafio Crossfire . Nestes jogos participaram bombeiros de todo o país, e, dado o sucesso obtido, a corporação vai realizar um outro, mas este terá como participantes não bombeiros, mas cidadãos comuns que vão sentir na pele a sensação de praticarem os exercícios que os ‘soldados da paz’ realizam.
Em termos individuais, o destaque maior desta sessão foi para o responsável da Fanfarra dos Bombeiros de Portimão, Nuno Silva, cujo trabalho de muitos anos foi reconhecido com a atribuição de uma medalha honorífica de grau prata.
Fonte: Algarve Marafado