Aeroporto da Horta realizou um simulacro de amplitude total

3

“O Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, Açores, realizou no passado dia 25 de Janeiro pelas 18:35 um simulacro de amplitude total. O cenário escolhido foi uma aterragem de emergência devido a sequestro de aeronave que terminou num despiste para o lado sul da pista 10. A aeronave, um A320, ficou seccionado em 5 partes, ficando 4 numa extensão de 100 metros e a restante foi projetada na orla costeira. Dos 80 ocupantes, 39 faleceram, 22 sofreram ferimentos graves e 19 saíram com ferimentos ligeiros. Estiveram envolvidos no acidente cerca de 120 operacionais, 20 viaturas e 2 embarcações. Note-se que o Aeroporto da Horta é um dos 4 que a ANA, S.A. gere presentemente nos Açores.”

“Além do corpo privativo dos bombeiros da ANA, S.A., este exercício contou ainda com outros meios e entidades, tais como SRPCBA, Bombeiros Voluntários da Horta, Hospital, PSP, GNR, SEF, Polícia Marítima, Capitania do Porto da Horta, IDSA, COA, D.R. Ambiente e C.M. Horta. Este exercício não estaria completo sem a prestável colaboração de cerca de 60 alunos da Escola Profissional da Horta.”

Créditos: Carlos Pinheiro

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

  • Um exercício, que mais uma vez provou que só com treino é que se atingem objetivos. Neste caso, salvar vidas!

  • As foto foram tiradas pelo fotógrafo profissional Carlos Pinheiro, natural da ilha, e que gentilmente cedeu para esta reportagem. O meu obrigado!

  • Carlos Pinheiro

    Muito obrigado Carlos Sequeira, um abraço