Portal Bombeiros.pt ganha estatuto editorial na Entidade Reguladora para a Comunicação Social

0

bombeiros.ptO Portal Bombeiros.pt tornou-se no passado mês de Março no primeiro órgão de comunicação social on-line relacionado com os Bombeiros, devidamente registado e sujeito à supervisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Em Portugal existiam registadas apenas algumas edições em papel, como é o caso do Jornal Bombeiros de Portugal e da Revista Alto Risco, mas nenhuma destas edições se dedica inteiramente à publicação diária de notícias on-line.

Este passo dado pelo Portal Bombeiros.pt é em defesa de uma informação no universo dos Bombeiros Portugueses completamente transparente, livre de pressões ou de cedências, e vanguardista na forma e no objectivo.

Dada a dimensão deste projeto, consideramos que os direitos fundamentais dos elementos que connosco trabalham devem ser salvaguardados por um Estatuto de Jornalista, permitindo-nos assim o direito:

a) À liberdade de expressão e de criação;

b) À liberdade de acesso às fontes de informação, incluindo o direito de acesso a locais públicos e respectiva protecção;

c) O direito ao sigilo profissional;

d) A garantia de independência e da cláusula de consciência.

Todos os elementos, incluindo os grupos de comunicação afetos ao portal bombeiros.pt, serão salvaguardados por este estatuto.

Este passo importante na vida do Portal Bombeiros.pt faz parte da estratégia de profissionalização e de consolidação deste projecto enquanto instrumento de comunicação plural e isento.

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.