Previsão Meteorológica para a Serra da Estrela (19/12 a 22/12)

0
Vítor Baía

Vítor Baía

Durante a noite de Quarta-feira e a madrugada de Quinta-feira vai chover intensamente, incluindo na Torre. Essa chuva será mais intensa do lado Oeste da Serra.

No início da manhã desce a temperatura e passa a ser neve. A mudança da chuva para a neve vai ser brusca e pode nevar logo intensamente na Serra da Estrela. Durante o dia passamos a ter aguaceiros de neve e a cota vai descendo até atingir os 900m.

Pode nevar ou granizar na Guarda à tarde. Em princípio, não causará problemas no trânsito, embora ao anoitecer o frio seja intenso e poderá gelar em alguns locais.

Quem viajar pela Serra da Estrela convém munir-se de correntes pois a neve e o vento forte vão por as estradas intransitáveis sem a ajuda das correntes. Depois não venham dizer que foram surpreendidos. Surpresa é se não nevar.

Nas regiões no Norte, nomeadamente em Montalegre, Vila Pouca de Aguiar e nas Serras do Larouco, Cabreira, Marão, Bornes e Caramulo, também deve nevar. É um nevão pequeno e só deve dar problemas de circulação acima dos 900m.

A Sexta-feira é um dia de Sol, geada e frio.

Sábado e Domingo também são dias de bom tempo embora já apareçam algumas nuvens.

Quem gosta de neve programe uma viagem à Serra que será um fim de semana bem passado.

.

Vítor Baía é um meteorologista autodidacta, natural da Guarda, que começou a trabalhar com o alpinista português João Garcia em 1999, depois da conquista do Evereste. João Garcia afirmou em 2011 que “considerava imprescindível o trabalho do seu amigo”. Vítor Baía trabalha ainda com outros alpinistas, como Mário Penzeri e Edurne Pasaban, e com diversas missões que tentam conquistar os cumes mais altos do mundo. Para além desta vertente mais científica, Vítor Baía é também uma das grandes referências (ou mesmo a maior!) nacionais do Parapente, organizando meetings internacionais de grande sucesso e afluência, e praticante de Montanhismo.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).