“Hotshots” portugueses: por dentro do incêndio no Lindoso

0

O incêndio que teve a ignição no dia 8 de agosto em Lindoso, em pleno Parque Natural da Peneda Gerês, ficará marcado pelo trágico acidente com um Canadair, que vitimou um piloto e deixou outro com ferimentos graves. Mas marca também o início de uma nova forma nacional de abordar os incêndios.

Três dias depois o incêndio foi finalmente circunscrito e está em fase de resolução. Dada a dificuldade mais do que reconhecida da orografia daquele zona, o combate teve de se prolongar e obrigou a estratégias pouco comuns para os tempos que correm.

De facto, foram várias as equipas de operacionais que tiveram de percorrer apeados durante muitas horas e noite dentro vários quilómetros para que as chamas pudessem finalmente ser controladas. Uma verdadeira aventura destes “Hotshots” portugueses que mostraram que não há missões impossíveis quando são bem pensadas.

O Portal Bombeiros.pt mostra hoje a Fotorreportagem possível de um grupo de Equipas de Sapadores Florestais que atravessaram as difíceis escarpas da Peneda Gêres, dia e noite, para que as chamas pudessem finalmente dar algum descanso.

Numa organização inédita, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que gere as várias equipas de Sapadores Florestais do país, mobilizou várias Equipas de Sapadores Florestais de vários pontos do país para acorrerem e trabalharem em conjunto na resolução deste incêndio.

A resposta das Equipas foi afirmativa e, apesar da luta que travam pelo reconhecimento da sua carreira e pela melhoria das condições salariais, mostraram que o país pode contar com elas, mesmo que o mesmo país não os trate com a dignidade que merecem.

O Portal Bombeiros.pt dá os parabéns a este conjunto de portugueses (homens e mulheres) que, em conjunto com as outras forças no terreno, dão tudo em defesa do nosso país.

Hoje, em especial, mostramos o trabalho (e as imagens) das Equipas da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho SF 19-111, da ACEB – Associação para a Cooperação Entre Baldios SF 21-111 e da Brigada de Sapadores Florestais 1-165 da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

 

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).