Portugal: em 6 meses, seis tornados (vídeos)

0

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPortugal assistiu a 6 tornados nos últimos 6 meses. Trata-se de um fenómeno meteorológico adverso que afectou todo o território continental, desde o sul ao norte de Portugal.

Dos tornados conhecidos, o primeiro dos últimos seis meses foi em Castelo Branco, no dia 25 de Outubro de 2012. O tornado de Castelo Branco atingiu uma zona industrial e danificou estruturas.

No mesmo dia (25 de Outubro de 2013) ocorreu outro tornado no Alentejo, em Igrejinha, no concelho de Arraiolos. Este tornado arrancou mais de cem sobreiros e azinheiras, bem como as coberturas de dois edifícios.

No dia 16 de Novembro de 2012, houve um tornado que fez uma vítima mortal em Silves. O IPMA considerou este tornado um F3 (Forte), com ventos superiores a 250 km/h. Foram danificados automóveis, prédios, postes eléctricos, estruturas móveis, telhados e janelas.

Hoje, dia 9 de Março de 2013, houve registo de mais dois tornados, agora no norte de Portugal. Esta manhã, sem quaisquer consequências materiais, formou-se uma tromba de água (tornado no mar) no largo de Moledo, em Caminha.

Também a 9 de Março de 2013 e já na foz do rio Douro, no Porto, formou-se outro tornado por volta das 18h00. Este tornado arrastou uma embarcação, sendo o único dano material conhecido.

Por volta das 23h00, e também no dia 9 de Março, no concelho da Póvoa de Varzim formou-se um tornado que danificou 22 habitações e três carros. Uma pessoa ficou ferida sem gravidade, atingida pelos destroços da própria habitação.

Tornado em Castelo Branco

[vsw id=”ze6iMUmgNRg&feature” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]

Tornado em Arraiolos

[vsw id=”6jvUfoiK2-I&feature” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]

Tornado em Silves

[vsw id=”WJcdNHg23iI” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]

Tornado em Caminha

[vsw id=”oJg8420OUQ0&feature” source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]

Tornado no Porto

[vsw id=”9lsz63zFaq4″ source=”youtube” width=”600″ height=”360″ autoplay=”no”]

Tornado na Póvoa de Varzim

Fonte: Local.pt

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.