Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores!

0

Ano Novo Vida Nova, com velhos problemas e vontade redobrada de dar seguimento ao trabalho que temos vindo a fazer. A mesma determinação, na luta pela concretização das reivindicações dos Sapadores Florestais de Portugal. 

O ano 2021 será, com toda a certeza e convicção, um ano em que continuaremos a nossa Jornada de Luta Nacional. Para além das ações já iniciadas, levaremos a cabo novas ações de luta com mais intervenção, incluindo ações jurídicas, junto dos trabalhadores e das suas entidades patronais. 

Valorizar os trabalhadores é valorizar o trabalho que os Sapadores Florestais de Portugal fazem todo o ano, para que todos possam compreender o que fazemos e pelo que lutamos.

(Fotografias cedidas pelos Sapadores Florestais: Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões 1-165 e 2-165; Associação de Produtores Florestais Vale do Minho SF 25-111; Município de Vila Nova de Paiva SF 26-165; Associação Cooperação entre os Baldios SF 21-211; Município da Figueira da Foz SF 02-162 e SF 05-162)

 

Antes de acabar esta crónica, queria saudar todos aqueles que lutam pelos seus direitos. Quero saudar em especial a luta dos 10 (dez) trabalhadores da Arbórea – Associação Agroflorestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana – Vinhais, que têm 2 meses de salários em atraso e respetivos subsídios, que se vêem confrontados todos os dias com inúmeros obstáculos por não terem capacidade financeira para pagarem as suas contas e colocar comida na mesa da sua família. 

O Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC) tudo está a fazer para a regularização imediata da situação, juntamente com o nosso Gabinete Jurídico, a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e com outras entidades. 

Para este efeito, entre outros assuntos, pedimos uma reunião com a Sra. Ministra do Trabalho, onde lhe colocaremos de forma firme e descomplexada a situação que se vive em algumas entidades Públicas e Privadas, onde trabalham Sapadores Florestais.

A todos aqueles que se vêem confrontados com situações de incumprimento laboral, pedimos que não se calem! Façam a denúncia junto do SNPC ou da ACT. 

Para uma floresta valorizada, uma carreira reconhecida!

Assina a petição pela Integração na Carreira Profissional de Sapador Bombeiro Florestal:

https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=pt103982 

Alexandre Carvalho

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).