Quem não sente não é filho de boa gente.

8
João Paulo Teixeira

João Paulo Teixeira

E eu fiquei muito sentido no momento em que tive conhecimento que dois elementos de um corpo de bombeiros “obrigaram” o meu tio, um doente oncológico, cardíaco e com a estrutura óssea em plena degradação, a descer, numa situação de emergência, pelo seu próprio pé, as escadas de um terceiro andar.

O trajecto, penoso e sofrido – não só para o doente como para os que o acompanharam – foi o último que fez da sua residência, perante a insensibilidade e rudez daqueles que se disseram bombeiros.
E porque acredito nos Bombeiros. Nos verdadeiros. Nos que têm formação e que servem uma causa. Solicitei auxílio a um outro corpo de bombeiros para transportarem o meu tio na sua derradeira viagem. Desta vez, do hospital para uma unidade de saúde particular, onde viria a falecer.

A postura destes Bombeiros, o profissionalismo, a amabilidade, e o seu empenho e desempenho, provocaram um grande orgulho e surtiram, em mim, uma grande vontade em ser sócio dos Voluntários de Cascais.
Certamente, compreenderão que em relação ao corpo de bombeiros dos primeiros elementos, não terei a mesma simpatia e,recordo que basta uma nódoa para manchar o melhor pano.

Pensem nisso, se quiserem!

João Paulo Teixeira

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

  • António Reis

    A responsabilidade dos atos deve ser imputada não só a quem os cometeu, mas também a quem deu a ordem para que esses elementos executassem tal tarefa. Enquanto assim for não tenhamos duvidas que quem sofre é o povo…

  • Maria Manuela Moreira

    O que é descrito é crueldade. Espero que quem tomou a atitude que descrita, não tenha ficado impune… Não pode ser!

    • francisco gonçalves

      e pena é que por causa de uns paguem os outros mas sinceramente espero que não fique impune ,há que ir com ocaso para a frente porque quem fez isso não é digno vestir a farda de bombeiro.

  • Rogério Bernardo

    espero ke tenha feito queixa e seguido a mesma no corpo de bombeiros do qual esses índividuos representam pois nem a causa nem o corpo de bombeiros tem a culpa da atitude dessas pessoas e só têem de ser rsponsabilizados pelo que fazem, pois como nossos pais nos dão a educação, a institução dá-nos a formação mas quem está de fora e vê que não são seguidos os ensinamentos tem o direito de reclamar pela sua justiça.

  • Vania Camacho

    Infelizmente, existem maus profissionais em todo o lado. Que esses seres que se dizem bombeiros sejam penalizados pelos seus atos…

  • António Borges

    Deveria de dizer qual é o CB desses ditos BOMBEIROS que não tem formação, isto dito pelo Sr. DIGA QUAL O CB, pois só assim se poderá melhorar ou corregir o que não correu bem. OBRIGADO

  • Fernando Magalhães

    Era de facto conveniente formular essa informação ao Comando do Corpo de Bombeiros para que outros casos não se verifica-sem.

  • Rodrigo Oliveira

    é de lamentar mas
    infelizmente acontecem muitos casos idênticos e ate bem piores mas
    debaixo da capota do herói esconde-se muita incongruência e outros afins , há muita
    falta de coragem e medo de denunciar estes casos .

    Porque perdem cada vez
    mais os bombeiros serviços para outras instituições de socorro?

    Enquanto nos bombeiros
    valer tudo …. (bombeiro com medalha grau ouro 20 anos por bons e efetivos serviços)
    Abraço a todos os camaradas.