Os privados limpam, já o Governo e as autarquias…

0

Sérgio Cipriano – scipriano@bombeiros.pt

Tenho assistido a uma maior preocupação das populações relativamente à limpeza da floresta, só por isso, o “ultimato” do governo já valeu a pena.

Porém, o prazo que deu para a limpeza dos terrenos é curto face à enorme matéria combustível existente de norte a sul do país, para não falar das questões orográficas que dificultam estas operações, nomeadamente no Minho onde em cada pedaço de terra há uma habitação. Por outro lado, a procura de profissionais para a limpeza da floresta tem sido enorme e ao que parece, não chegam para todas as encomendas.

O cumprimento da lei é claro, os prazos para a limpeza é que são naturalmente discutíveis num país que há muito perdeu os seus hábitos de silvicultura. No entanto, se fossem só os proprietários privados a terem de efetuar estas limpezas, sem dúvida que, a legitimidade do governo e das autarquias seriam outras.

Por estes dias, ao passar pela A3 que liga a cidade do Porto a Valença, deparei-me com a presença de centenas de eucaliptos a galgarem a autoestrada, e naturalmente que, face à desorganização existente ao longo de décadas nas áreas florestais, bem como, a falta de políticas de prevenção, estou em crer que, a A3 será só a ponta do iceberg.

Dito isto, ocorre-me de imediato uma questão:

As autarquias e o Governo, que no incumprimento da lei não façam a limpeza das suas áreas, das quais, são igualmente proprietárias ou detenham poder sobre as concessionárias, quem é a entidade com legítimos poderes para os autuar/fiscalizar?

Multar não nos ajudará a resolver o problema da segurança das pessoas e dos seus bens, é certo, mas seja qual for o governo, tem a obrigação de dar o exemplo.

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.