Louvem estes jovens!

1
João Paulo Teixeira

João Paulo Teixeira

São várias as razões para apontar como exemplo os jovens bombeiros, nomeadamente, a Comissão que organizou, em Maio, a I Gala Distrital da Juvebombeiro do Distrito de Setúbal.
Primeiro, e quando se aponta esta geração como perdida, estes jovens mostram que conhecem os caminhos. E, se for preciso, até os indicam aos “mais crescidos”.

Não só indicam como fazem. Sabem vestir uma farda de gala e uma farda de trabalho. Sabem, sobretudo, lutar e aprender a lutar por um futuro melhor para todos nós, agora, quer toque a sirene ou o telemóvel. Traçam planos. Porque é preciso saber planear, projectar um futuro real e não utópico.

Brilhante e digno de um exemplo perfeito foi a decisão de instituir o Prémio Susana Spitzer com o objectivo de distinguir um bombeiro que se tenha destacado na organização e dinamização da Juvebombeiro e de actividades que versem a promoção do voluntariado jovem junto da sociedade civil. Um prémio com o nome de uma jovem, ainda viva (porque geralmente só o fazemos a quem já faleceu), que muito deu e dá aos Bombeiros de Portugal, nomeadamente, aos mais jovens é uma lição que me deixa confiante nos bombeiros do presente e do futuro.
Obrigado Juvebombeiro do Distrito de Setúbal.

Obrigado Susana Spitzer, que conheci como Susana Claro, a primeira Delegada Distrital da Juvebombeiro de Setúbal, que tem sido um exemplo de dedicação a esta causa de todos nós: o bem comum.
Obrigado Carlos Alves, ou Chalana, que à sua maneira me ensinou, ainda no INEM; muito do que apliquei no socorro pré-hospitalar. Outro mestre a seguir, mas que a morte nos “roubou” quando ainda tinha tanto para nos dar.

João Paulo Teixeira

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.