De heróis de Portugal passamos a bestas de Portugal

12

DSC_0031Caros companheiros,
No dia 15 de Setembro a RTP levou a efeito um espectáculo designado por “Heróis de Portugal”. Muitos bombeiros estiveram presentes nesta homenagem a todos os Bombeiros Portugueses, muitos não puderam estar porque nesse dia havia incêndios florestais para combater e todo o restante serviço que sempre que solicitado tem de haver disponibilidade para o fazer e, portanto, não estiveram presentes.
Muitos testemunhos foram ouvidos por companheiros nossos a nível nacional, elogios aos bombeiros por varias pessoas da sociedade, artistas, apresentadores e jornalistas.
Deixo uma palavra de apresso aos Jornalistas Manuel Alegre Portugal e Fátima Pinto, aos repórteres de imagem Ricardo Calhau e ao Marques de Almeida pelo seu testemunho dado e o cuidado que tiveram muitas vezes em transmitir noticias menos boas sobre os bombeiros. Eles sim, sabem bem por tudo aquilo que passamos. Tentam mostrar em imagens para que todos vejam, mas ainda assim muitas vezes ficam aquém porque em relação ao que captara o que nós vemos na caixa magica, acaba por ser uma pequena amostra.

No dia seguinte já fomos esquecidos, pois já nos querem tirar a única migalha que ainda nos restava, ou seja o tempo de serviço dos voluntários para a nossa reforma. Já nos tiraram as taxas moderadoras, os nossos seguros são aquilo que se sabe, não temos regalias nenhumas mesmo!
Meus amigos e companheiros pensem no que nos estão a fazer!
Somos a força mais barata deste país, sempre prontos 365 dias por ano, 24 horas por dia disponíveis, faça chuva, faça sol, exigem-nos 70 h de formação, 140 h de piquetes e 60h de outros serviços. Nos incêndios florestais recebemos uma migalha de 1,88€/ hora, muitos necessitam da migalha para poderem sobreviver.
Mais uma notícia bombástica no JN “Bombeiros Investigados pela GNR” mais uma a denegrir a nossa imagem… até parece que somos nós os incendiários!
No site da APBV (www.apbv.pt) – “Estatuto Social do Bombeiro” mais uma machadada, mais uma regalia que vai ao ar.

O que dão as nossas famílias, aos nossos filhos, que são as pessoas que mais sofrem quando estamos ausentes, ao serviço da população e ao serviço do país a custo zero?
Quando nos aleijamos e activamos o seguro, que recebemos? Problemas e mais problemas! Será que no final do mês as nossas famílias se alimentam de problemas? Será que os nossos compromissos financeiros são pagos com problemas? Ninguém pergunta aos novos Heróis de Portugal se necessitam de alguma coisa. Pois não, porque somos carne para canhão, aceitamos tudo de sorriso nos lábios e pacificamente! Somos assim… Voluntários, pau para toda a colher e trabalhamos de ”borla”.
Nós não precisamos de homenagens, precisamos sim, que olhem por nós. Que nos defendam, que zelem por nós e pelas nossas famílias…
Heróis… E se um dia os Heróis de Portugal parassem! Não fossem, ficassem em casa com a família… não respondessem a pedidos de socorro, o que iria acontecer?
Se calhar aconteceria muita coisa e muita coisa mudava.

Foi preciso morrerem 8 companheiros este ano e a época de fogos ainda não acabou (que não aconteça mais nada a ninguém) para se lembrarem que nós existimos.
Para se dizer que é necessário EPI, toda a gente sabe desta situação, alguém quer dizer o contrário? Alguém me quer dizer que é mentira?
Aos anos que se fala nos fardamentos! Quando viram outra força com EPI’s topo de gama, ai jesus, que são estes são aqueles! Se calhar tudo isto aconteceu por culpa de alguém… ora pensem lá um bocadinho. Oh senhores, responsáveis pelos bombeiros, não estou eu a dizer a verdade? Ou será mentira? Estarei eu equivocado? Não, não estou!
Se esta tragedia não tivesse acontecido, não se lembravam de nós como sempre aconteceu e acontecerá!

Mas os que se dizem nossos representantes, nossos defensores e governantes o que fazem, por nós? Nada! Como dizia o Ricardo Araujo Pereira falam, falam, falam mas não fazem nada! É que palavras, leva-as o vento companheiros. E nunca farão! Porque se calhar valores mais altos se levantam para outros interesses e de palmadinhas nas costas estamos nós fartos.
Aos portugueses em geral, obrigado, por mais uma vez confiarem nos bombeiros, assim diz a estatística, os portugueses confiam sempre nos seus bombeiros por mais um ano consecutivo! Nisso estamos sempre em 1º! Ao menos uma coisa positiva sobre nós.

Tudo contínua como dantes aliás podemos dizer que regredimos e muito!
Esta na hora de pensarmos em nós e sermos unidos!
Esta na hora de pensarmos em nós e nas nossas famílias!
Esta na hora de dizer basta a tanta hipocrisia!
Esta na hora de lutarmos por nós, pelos nossos direitos e regalias! (se tiverem medo perguntem como se faz, aos bombeiros espanhóis e aos franceses, eles já mostram ao mundo como se faz).
Está na hora de seremos respeitados e termos dignidade!
Está na hora de dizer basta!
Vejam o que nos estão a fazer, aos Bombeiros de Portugal, que um dia são heróis e no outro dia são umas bestas!

 

Paulo Reis

Administrador Bombeiros.pt
Relações Públicas, Eventos & Publicidades

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

  • Antonio Jose Queiros

    To totalmente de acordo. E contra a hipocrisia marchar MARCHAR …..

  • MANUELA KASSER

    INFELIZMENTE é O DESGOVERNO QUE EXISTE NESTE PAIS ! EM TODOS OS SECTORES !! NEM SABEM O QUE LAMENTO COM ESTAS DESUMANIDADES CONTRA OS SOLDADOS DA PAZ !! E LOGO ELES QUE DÃO A VIDA POR NÓS ! MAS O GOVERNO ENCONTRA EM TUDO NEGOCIATAS PARA ENRIQUECEREM ,NO TEMPO EM QUE ESTÃO NOS COMANDOS !! NÃO PODEM PERDER TEMPO PORQUE TEM QUE GANHAR NOS 4 ANOS EM QUE MANDAM, POSSO E QUERO !!! SÃO UNS MERDAS ! PORQUE NINGUEM ME TIRA DA CABEÇA QUE O QUE ACONTECEU ESTE ANO COM OS ANJOS QUE ESTÃO NO CEU ,(SERÃO
    UMA ESTRELINHA ) , FOI CULPA DOS COMANDANTES DE AGORA ,, UM SISTEMA NOVO QUE NÃO TEM EXPERIENCIA NO CAMPO DE BATALHA ,MAS SÓ EM TEORIA !! TUDO PARA POUPAREM DINHEIRO !!! UM DESGOVERNO DESCARADO ,,MALDOSO !! SEM PERDÃO ! !!

  • Cá_miguel

    Ainda não estou a perceber porque tanta admiração! Até nem parece que todos os anos é sempre assim! Pois amigos o problema é nosso não dos governantes, não das pessoas. É nosso porque a troco de quase nada andamos a arriscar a vida, não somos unidos! Eu já me vou curando pois estou no quadro de reserva e não pretendo sair de la e vocês? Será que não é altura de dar um abanão na estrutura? E se fossemos todos para a reserva????? Teriam elementos ou arranjavam soluções! Pensem nisso…
    Grande abraço e parabéns por mais uma dura época.

  • Bombeiro Profissional 48

    Concordo em muito do que aqui foi dito, mas não queiram que olhem para nós como os coitados dos bombeiros, os pobrezinhos, devíamos lutar por olharem para nós como os SENHORES BOMBEIROS, Isto tudo acontece porque mais de 1/5 dos bombeiros deste país são voluntários, e isso leva a que cada associação e cada comandante queira mandar no seu quintal, e enquanto houverem quintais e a vontade de querer ser melhor que o vizinho, não vamos a lado nenhum. É triste sermos a única força dentro da ANPC que é não profissionalizada. O tempo que se pede migalhas, devia-se exigir o bolo, Profissionalização, Comando único, tal como PSP e GNR. Deixar os Bombeiros de Verão. Crianças que mal sabem escrever e andam de farda. É tudo muito bonito e querido e fofo, mas não passa disso, acordem para a realidade. Poderia aqui enumerar muitas mais coisas, mas levar-me-ia a efectuar um comentário maior que este post, e não é essa a minha intenção, apenas a de comentar, e o meu comentário é este, UNA-MO-NOS EM PROL DA PROFISSIONALIZAÇÃO. Tenho Dito

  • Joao Ceia

    Caro amigo, tal como o sr. também eu penso de igual modo, como tal este ano, não efectuei nenhuma GRIF ou mesmo GRUATA, nem brigadas especiais de combate, não concordo de modo algum com o aceitar de tal situação.

    Todos os anos, tenho dado o meu apoio aos colegas que precisam de reforços nos TO`s, mas este ano resolvi dizer “NÂO”, porque os incêndios nascem como cogumelos em dias de chuva, isto quer dizer que existem interesses por parte de muita gente em que a floresta arda.

    Mas PORQUÊ???, pergunto eu…..

    Porque é que arde em zonas de água fácil, em terrenos férteis ou com climas húmidos, façamos um levantamento topográfico das zonas que arderam, digam-me que não há interesses económicos para que ardam…tem que haver.
    Pois CHEGA, de arriscar a PELE, a VIDA, a FAMÍLIA e os FILHOS.
    ARRISCAR PARA QUÊ???

    Não temos apoios de ninguém, não há seguros em condições, tiraram-nos os benefícios de dador de sangue, as taxas, e agora o tempo para a reforma….
    Mas porquê???
    Porque a partir de uma certa idade, somos bombeiros CANCEROSOS, e vamos dar muito prejuízo ao estado, pensem;

    O tabaco MATA

    E os KILOS de fumo que nós respiramos em apenas um VERÃO, SIM UM VERÃO….Não MATA mais DEPRESSA.

    Estou de acordo com o Sr., estou pronto para ajudar num plano que possa ser favorável para todos os bombeiros voluntários.
    Devíamos ter direito a reforma antecipada, pois temos uma profissão de desgaste, muito maior que outras forças militares.

    Meus senhores, nós não temos HORÁRIO DE TRABALHO, TRABALHAMOS O ANO TODO.

    ABRAM OS OLHOS

    UM BEM HAJA e um GRANDE ABRAÇO

    • Maria Cândida vieira

      Tem muita razão eu concordo com o sr. estive quatro semanas no lugar de Carvalho da freguesia de Boticas e todos os dias tinha que arder alguma coisa algem tem proveito que arda é triste é pagar uns pelos outros.

  • Carlos Santos

    Boa noite Paulo,

    Com concordo com o que escreves, o que assistimos ao dia de hoje é a traição dos Bombeiros pura e simples.

    Quem devia defender os Bombeiros eram os Senhores Comandantes, mas pronto alguns andam muito ocupados a tentarem chegar a COM, outros em continuar, ou a fazer qualquer coisa mais importante que zelar pela segurança e formação dos seus Homens e Mulheres.

    Mais importante que ter muitos elementos a integrar o DECIF e grandes formaturas nos aniversários é ter Bombeiros com formação, devidamente equipados e com protecção para as missões que lhes são confiadas.

    Passamos de “heróis, anjos sem asas” a descartáveis, utilizados e deitados fora, afinal sai mais barato deixar morrer Bombeiros do que solucionar os problemas existentes.

    Ainda me recordo da frase de um ilustre “Necessitamos de Bombeiros para que?”

    compacx

  • RAFAEL

    sinceramente nó bombeiros nãotemos direitos agora!!!!!!é ajudar e nao ser ajudado…..que corações têm as pessoas

  • A.A.Amorim da Silva

    Eu sou Bombeiro Voluntário e este governo só sabe é roubar, apelo a todos os Bombeiros de todo Pais, que temos que pensar seriamente no que podemos fazer para olhar pelos nossos interesses, todos para a greve se for necessário, porque não.

  • cris

    desculpa só li ate a parte de que alguns presicam da migalha logo precisam de incêndios, depois n sao incendiários! coitados daqueles que se entregam verdadeiramente a cauda!

  • VITOR PEDRO

    Um dos grandes males da instituição BOMBEIROS foi terem deixado por mãos de traidores á causa, os nossos destinos, SNB /LIGA , agora SNB/PC/LIGA, foram e são os grandes causadores da nossa grande desgraça, actual e futura, pois á pala de grandes tachos foram-se vendendo aos sucessivos governos fazendo aprovar tudo o que hoje somos e o que iremos sofrer ainda, há quem me critique alegando que estou desactualizado, para me tentar afrontar mas sei o que digo e sei contra quem falo não sou nem nunca fui inimigo da causa mas sim inimigo dos grandes crápulas e traidores que a cobro de grandes cargos e ordenados, nos vão destruindo, entregando “o ouro ao bandido”.
    Para além de Comandantes profissionais em corpos voluntários agora até inventaram Directores profissionais, o que será que vem a seguir?? já agora não se esqueçam de atribuir medalhas de assiduidade a essa gente que ganham grandes ordenados e esqueçam quem trabalha e sempre trabalhou de BORLA até o regulamento de medalhas e condecorações está pervertido, depois não me digam que a Liga não tem culpas no CARTÓRIO” ligas federações e outros tais só querem é tachos”depois admiram-se do governo fazer cortes.

  • Bruno Rodrigues

    A maioria são muito mal formados a nivel moral, outros estão lá apenas por protagonismo, porque sejamos francos não seriam aceites em mais sitio nenhum, outros lá estão para passar o dia a nos aparelhos e a fazer depilação completa para engatar as saloias da terra. Outros casos frequentemente reportados de adultérios durante a noite entre colegas.. é vergonhoso. Mas claro existem pessoas honestas e heroicas.. mas são raras.. entre os casos que conheço, são mais alcoolicos e de ver jogos da bola, que outra coisa.