Os Bombeiros de Vila Nova de Foz Côa são os primeiros do distrito da Guarda a assumir a dissolução da Equipa de Intervenção Permanente (EIP).
As EIP foram a resposta por parte do Governo e Municípios a uma pretensão das Associações Humanitárias de Bombeiros que exigiam um maior investimento nos Corpos de Bombeiros. Para que o estado de prontidão fosse uma realidade, criaram-se equipas que responderiam de forma imediata a situações de socorro. O financiamento destas equipas foi assumido em partes iguais pelo Governo (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção e Socorro – ANEPC) e pelos municípios que aceitassem.
Criada no ano de 2018, depois dos grandes incêndios de outubro de 2017, a EIP de Vila Nova de Foz Côa iniciou funções no dia 1 de Junho. Sabe o Portal Bombeiros.pt que todos os funcionários (elementos) da EIP de Vila Nova de Foz Côa já foram notificados por escrito e cessam funções no dia 6 de Junho do presente ano (cerca de dois anos depois do seu início).
A direcção da Associação Humanitária terá sido forçada a assumir esta posição devido ao subsídio concedido pelo Município apenas cobrir o funcionamento da EIP. Terá, na leitura que fazemos, optado por manter um subsídio geral do município e não o específico para a manutenção daquela equipa.
Este é o primeiro caso conhecido de uma equipa que vê a sua missão terminada devido a constrangimentos financeiros. O Portal Bombeiros.pt sabe que há outras EIP no distrito da Guarda que serão encerradas devido a constrangimentos financeiros e à falta de justificação devido à fraca actividade.
O Portal Bombeiros.pt pediu esclarecimentos à Associação Humanitária e ao Município de Vila Nova de Foz Côa, sendo que os mesmos serão publicados assim que forem dados pelas respectivas entidades.