Passagem para o Quadro Activo dá medalha presidencial

0

Recentes críticas a homenagens a Forças Especiais e a equipas desportivas obrigaram a que a Presidência da República e o Governo alterassem a forma e o objectivo das distinções.

Sabe o «Boca» d’ Incêndio que a partir do Dia da Proteção Civil, dia 1 de Março, todos os bombeiros que passem para o Quadro Activo das corporações de bombeiros serão, automaticamente, distinguidos com a Ordem do Mérito. Esta ordem pretende efectuar a “distinção de actos ou serviços meritórios que revelem desinteresse ou abnegação em favor da colectividade, no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas”.

Ao «Boca» d’ Incêndio foi, também, comunicado que a medalha da Ordem de Mérito atribuída nestas condições será ligeiramente diferente e terá um grafismo multipartidário, para “nem que o Camões se chateie”, disse fonte da presidência.

Vários responsáveis pelo mundo dos bombeiros afirmaram ao «Boca» d’ Incêndio que “assim é que é, antes de antes do que depois de depois”, quando saíam da marisqueira da esquina, “os bombeiros merecem tudo e mais alguma coisa e, se o Sr. Presidente não tem medalhas, que ligue ao Zé das Medalhas ou para a Confederação que temos por lá muitas bonitinhas e que já não temos tempo de distribuir”, concluiu.

Quem não percebe são os Comandantes dos Corpos de Bombeiros. Ao «Boca» d’ Incêndio disseram que não sabem como “será feita a distribuição” e se os actuais “bombeiros no Quadro Activo também as irão receber”.

Contactada a Presidência, o «Boca» d’ Incêndio ficou a saber que este problema está já em estudo, mas que pretendem “desde já calar mais vozes de revolta e novas vozes de descontentamento, os outros já se queixam tanto que podem esperar mais um bocadinhos”. Após este esclarecimento, esta fonte da presidência continuou a sua corrida carnavalesca matinal.

 

About author

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt.
Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil.
Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade.
No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil.
Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!