Meios aéreos de combate a incêndios podem ser usados para controlo de velocidade

0

Secretário de Estado da Proteção Civil admite usar os meios aéreos (principalmente os helicópteros) de combate a incêndios para perseguir e multar os condutores que infrinjam os limites de velocidade.

Leu o «Boca» d’ Incêndio que José Artur Neves está muito preocupado e focado no problema do excesso de velocidade nas estradas, pois este é uma das principais causas para que aconteçam acidentes com vítimas mortais. Assim, e depois de referir as propostas já anunciadas pelo Ministro da Administração Interna, uma delas de redução para 30 km/h da velocidade máxima em determinados locais dentro das localidades, o secretário de estado admite recorrer aos helicópteros da Proteção Civil para realizar o controlo da velocidade.

Sabe o «Boca» d’ Incêndio que é com esta finalidade que a GNR está a assumir preponderância no seio da Autoridade Nacional de Proteção Civil, fazendo com que a fiscalização e aplicação de multas passe a ser uma das primeiras funções da Proteção Civil. “Temos de investir nas forças de segurança, pois já não há lugares para subir na hierarquia da GNR mais ninguém. Assim, conseguimos criar mais algum conforto para os superiores hierárquicos”, admitiu uma fonte insegura do gabinete do secretário de estado.

O «Boca» d’ Incêndio percebeu que estamos a tentar seguir os modelos de França e Espanha de caça à multa, onde foram comprados helicópteros propositadamente para essa finalidade. No caso português, parece haver uma óbvia intenção de copiar isso, mas admitindo que se está a investir no combate a incêndios.

Fonte dos bombeiros voluntários, um comandante cansado de combater incêndios sem os meios prometidos pelo Governo, já veio considerar que “para o ano, voltamos nós, outra vez, a andar a correr atrás do fogo com os meios a cair aos pedaços. Já a GNR vai estar a multar enquanto tudo arde. No final, aparece a GNR a apagar o bico que ficou junto aos jornalistas e recebem mais uma medalha.”

O «Boca» d’ Incêndio tentou falar com o coordenador do novo país sem fogos, mas não soube para onde ligar.

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias que o «Boca» d’Incêndio tem para te oferecer!

Envia-nos também as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A inovação na informação passa por ti!

About author

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!