Crachá de Ouro deixa de ser a mais alta condecoração da liga de bombeiros Portugueses

3

20150303_175638A denúncia chega-nos de diversos pontos do país à redação do «Boca» d’ Incêndio, a Liga de Bombeiros Portugueses, ao que tudo indica, não está a cumprir o regulamento que estabelece a atribuição da sua mais alta condecoração.

Há casos, revelam as denúncias, da existência de bombeiros a quem foi atribuída a condecoração mas, que não respeitam a idade exigida para a sua atribuição.
A Liga de Bombeiros com quem o «Boca» d’ Incêndio falou, diz que a responsabilidade da sua atribuição cabe a quem elabora o pedido, neste caso, aos comandantes dos corpos de bombeiros.

O «Boca» d’ Incêndio, sabe que há comandante que fizeram pedidos para eles próprios, ou seja, auto- condecoraram-se, a liga neste caso não teceu qualquer comentário.
Jaime Marta Soares, presidente deste organismo, admite que o crachá de ouro banalizou-se nos últimos tempos, porem, não terá sido ele a iniciar esta banalização, referiu.

O mesmo responsável diz que que para dar mais credibilidade à mais alta condecoração da Liga de Bombeiros Portugueses, será criada ainda este ano uma condecoração que irá substituir o crachá de ouro, que terá o nome de crachá de diamante.

O «Boca» d’ Incêndio, sabe que, esta medida já está a criar burburinho no seio dos quartéis de bombeiros, dado que, quem recebeu a mais alta condecoração alega que esta passou a ser de segunda, portanto, sentem-se no direito a receber o crachá de diamante.

Porem, a polémica não fica por aqui, outras denúncias feitas ao «Boca» d’ Incêndio, referem que a ausência de uma base dados na liga de bombeiros, leva à atribuição de medalhas de assiduidade em duplicado, ou seja, um bombeiro que tenha recebido uma medalha de 10 anos grau prata de bons e efetivos serviços, pode ter a proeza de voltar a recebe-la, isto tudo porque não existe um controlo por parte da liga de bombeiros na atribuição das condecorações, desta forma, referiu a denúncia “descredibiliza a liga e as suas condecorações”.

O «Boca» d’ Incêndio questionou a liga sobre esta matéria, mas a mesma escusou-se a fazer comentários, no entanto, diz estar a estudar o assunto em profundidade.




Sobre quem enviou a noticia

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!