CNOS e CDOS podem fechar durante o Verão

0

DECIF2015Os mais atentos departamentos jurídicos da bombeiragem portuguesa alertam para os problemas que irão decorrer do regime excepcional de dispensa de serviço público dos trabalhadores da administração pública que cumulativamente detenham a qualidade de Bombeiro Voluntário.

Sabe o «Boca» d’ Incêndio que o despacho do Conselho de Ministros n.º 49/2015 caiu como uma bomba no seio da Autoridade Nacional de Proteção Civil, pois vem colocar em causa toda a sua capacidade de coordenação nacional de operações de socorro. Um dos responsáveis pelo Departamento Jurídico na ANPC está mesmo certo de que “esta decisão pretende ser a base de implementação da futura Autoridade Nacional de Bombeiros, uma vez que evidenciará que toda a estrutura da Protecção Civil portuguesa está repleta de Bombeiros Voluntários”. A tremer de medo, adianta ainda que “o CNOS e os CDOS têm na sua estrutura 90% de funcionários que são Bombeiros Voluntários”, concluindo com uma pergunta “e se todos eles pedirem dispensa para acorrerem a incêndios florestais durante o período de 1 de Julho a 30 de Setembro?”.

Satisfeito da vida está o Presidente da confederação de Bombeiros, que pediu ao «Boca» d’ Incêndio que publicasse uma expressão misteriosa. Disse ele “Toma! E publiquem isto com destaque, por favor!”.

Já os comandantes dos Corpos de Bombeiros estão extremamente satisfeitos por esta decisão governamental, que possibilitará o reforço das equipas de primeira intervenção e que trará mais segurança às operações de socorro. À equipa de reportagem do «Boca» d’ Incêndio deixam, na sua generalidade, algumas questões que os preocupam um bocadinho “E quem fará a gestão e a coordenação das ocorrências? E quem atenderá os telefones? E quem, meu deus, servirá o cafézinho ao chefe?”

Sabe o «Boca» d’ Incêndio que já terá chegado ao CNOS algum apoio de antigos colaboradores. É o caso de Gil Martins que, a acreditar nas fontes, terá oferecido os seus serviços no campo da logística.

O «Boca» d’ Incêndio continuará a acompanhar este despacho.

 




Sobre quem enviou a noticia

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!