Bombeiros proibidos de fumar em serviço e de colocar óculos escuros na cabeça

6

Modelos_A e B_Lei n.º 37-2007

A mais recente Norma Operacional Permanente (NOP) 21 999 proíbe todos os bombeiros fardados de fumarem, especialmente quando estes conduzem veículos como Ambulância e/ou carros de Fogo.

Na referida NOP, ao qual o «Boca» d’Incêndio teve acesso poder ler-se que: “…todo e qualquer bombeiro de serviço está proibido de fumar.”

Em causa, sabe o «Boca» d’Incêndio, está a imagem que os bombeiros passam para a comunidade civil ao conduzir de braço de fora e a fumar, quer em ambulâncias quer em outros veículos das instituições.

Mas a diretiva não fica por aqui, a mesma, proíbe todos os bombeiros de usarem óculos escuros pendurados na cabeça. Na NOP pode ser-se que “o atavio dos bombeiros é fundamental para a defesa da sua imagem, assim, ficam igualmente proibidos todos os bombeiros de usar óculos na cabeça”.

Os Bombeiros estão estupefactos com esta medida e em comunicado ao «Boca» d’Incêndio ameaçam abandonar as fileiras. O representante deste movimento diz que “se não podemos fumar, também não podemos ir para os incêndios, dado que lá também fumamos o fumo provocado pelos incêndios e ninguém se preocupa com isso”.

Por outro lado o mesmo representante refere que relativamente à segunda medida “estamos de acordo com ela, sabemos que há por aí muito gingão que em vez de utilizar o bivaque na cabeça utiliza os óculos”.

O «Boca» d’Incêndio tentou obter reações da Associação Portuguesa dos bombeiros Voluntários mas até ao momento não foi possível.

 




Sobre quem enviou a noticia

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt. Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade. No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil. Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!