Bombeiros admitem processar legisladores e governantes

0

Os bombeiros portugueses, acusados de usar demasiada água durante o combate aos incêndios, admitem processar legisladores e governantes que estiveram na base da proibição de efectuar o chamado “contra-fogo”.

Sabe o «Boca» d’ Incêndio que diversos bombeiros estão a preparar um processo, que será entregue na comarca de Carnaxide, destinado a acusar formalmente todos os intervenientes da lei que proibiu os bombeiros de aplicarem a arte milenar do “contra-fogo”. Este mal-estar surgiu depois de o recém empossado presidente da Unidade de Missão para os fogos rurais ter afirmado que “em Portugal se usa demasiada água no combate”.

O «Boca» d’ Incêndio falou com diversos bombeiros que mostraram a sua revolta por aquilo que apelidam como “caça aos bombeiros”. Segundo eles, “Primeiro proíbem-nos de fazer o que sempre fizemos. Depois, põem a GNR atrás de nós nos incêndios a ver se cometemos o crime de usar o contra-fogo. A seguir, dizem-nos que se queremos ter certificação para queimar e usar o contra-fogo temos de ir pagar propinas aos Institutos Politécnicos e Universidades. e por fim, ainda dizem que abusamos na água. Então? Querem que se urine lá para cima, é?”

Os mesmos bombeiros questionam as razões que impediram os especialistas na área do Fogo Técnico em dar formação e credenciarem os bombeiros. “Em vez de dizerem que se abusa do combate com água, por que razão não houve da parte dos especialistas uma vontade em formar os bombeiros? Ou através da Escola Nacional de Bombeiros ou de outra instituição que se deslocasse aos corpos de bombeiros? Hoje criticam os bombeiros por efectuarem o único combate legal que lhes é permitido… Ou pensam que os bombeiros estão acima da lei?”, disse um dos representantes deste movimento que se declara afastado da Liga de Bombeiros ao «Boca» d’ Incêndio.

Um comandante de um corpo de bombeiros, que pediu anonimato ao «Boca» d’ Incêndio, acrescenta mesmo que “foram dezenas de vezes que os meus homens foram interpelados por agentes da autoridade, durante o combate aos incêndios, para que os senhores agentes, de livro de multas em punho, perguntassem se os bombeiros estavam a fazer “contra-fogo”. Como podem os bombeiros trabalhar sem água se os não deixam trabalhar?”.

O «Boca» d’ Incêndio está focado em perceber mais sobre esta intenção e apoiará quem lhe fizer chegar mais informações.

 

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias que o «Boca» d’Incêndio tem para te oferecer!

Envia-nos também as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A inovação na informação passa por ti!

About author

«Boca» d’ Incêndio

«Boca» d’ Incêndio

A «Boca» d’ Incêndio é o nome que intitula uma rubrica humorista do portal bombeiros.pt.
Jornalistas e bombeiros desenvolvem semanalmente notícias humorísticas que “esmiúçam” os bastidores do mundo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil.
Apesar de devidamente identificada como «Boca» d’ Incêndio, esta rubrica leva a que alguns dos nossos leitores acreditem no seu conteúdo, derivado à proximidade das notícias com a realidade.
No entanto, todas as notícias publicadas na «Boca» d’ Incêndio são puramente ficcionais ou não e não pretendem mais do que trazer sorrisos e bom humor ao universo dos Bombeiros Portugueses e da Proteção Civil.
Sorria e esteja atento às madrugadas de Sábado, no momento em que a «Boca» d’ Incêndio jorrará!