O maciço central da Serra da Estrela concede uma paisagem única aos milhares de turistas que, nesta época do ano, são atraídos pelas características próprias deste espaço natural. Este afluxo de visitantes leva a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da proteção e socorro, que atua sob a orientação de um Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).
Integram este dispositivo os Corpos de Bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC, e ainda o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.
A ativação do PONSE, no dia 1 de dezembro, pressupõe a unidade de comando e controlo de toda a prevenção e resposta, o incremento do nível de preparação das entidades acima referidas para os diferentes cenários de risco previamente considerados, e a sua pronta mobilização em caso de necessidade.
A ANPC disponibiliza aqui, a todos quantos pretendam visitar a Serra da Estrela neste período do ano, recomendações a ter em conta antes da viagem. Recorda-se que, em caso de emergência, devem os cidadãos contactar o 112 – Número Nacional de Emergência.
Natural de Gouveia, é licenciado em Comunicação Multimédia.
Empresário na área das Tecnologias de Informação, onde atua como programador web e consultor liderando projetos de inovação digital.
Em 2004 fundou a Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e dirige o portal www.bombeiros.pt. Ligado aos Bombeiros de Gouveia desde os 13 anos, é bombeiro de carreira no posto de Subchefe, acumulando atualmente as funções de 2.º Comandante do Corpo de Bombeiros.