Ventilação Táctica

0

12.VentilacaoTacticaO Documento que se segue faz parte do Manual de Formação Inicial do Bombeiro da Escola Nacional de Bombeiros.

As manobras de ventilação tática constituem uma fase primordial nas operações de combate a incêndios deflagrados no interior de edificações.

O conhecimento que os bombeiros têm da edificação envolvida, nomeadamente quanto ao seu tipo e ocupação, quanto ao seu tipo e ocupação, é de grande importância para o êxito das decisões a tomar, relativamente à correta utilização das manobras de ventilação tática.

Resulta do exposto que a intervenção dos bombeiros, nas fases de projeto e licenciamento dos edifícios urbanos e industriais, constitui condição indispensável para uma atempada identificação das suas condicionantes, na operação de salvamento de vidas, extinção dos incêndios e limitação de danos, bem como na garantia da segurança dos bombeiros

Este manual trata dos princípios básicos das manobras de ventilação tática, das suas vantagens e dos aspetos a ter em conta quando e onde se decide ventilar.

Ventilação Táctica

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.