Segurança e Protecção Individual

0

08. Segurança e proteccao individualO Documento que se segue faz parte do Manual de Formação Inicial do Bombeiro da Escola Nacional de Bombeiros.

A segurança e proteção individual do bombeiro constituem uma área formativa onde é indispensável investir com grande determinação e persistência. Antes de mais porque o cidadão bombeiro constituiu o principal recurso à disposição do socorro e depois, porque este é um domínio para a qual, só muito recentemente, as consciências foram consistentemente despertadas.

A utilização de equipamento e vestuário de proteção e a formação e capacitação física e psíquica do bombeiro constituem fatores determinantes para a salvaguarda da sua segurança quando em operação.

O volume VIII do Manual de Formação Inicial do Bombeiros dedica a esta temática uma particular atenção, no ponto de vista do triângulo da segurança e da sua plena aplicação prática.

Esta componente formativa assegura ao bombeiro, enquanto agente de socorro, as adequadas condições para o cumprimento da sua missão.

Segurança e Protecção Individual

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.

 




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.