Salvamento e Desencarceramento

1

20.SalvamentoeDesencarceramentoO Documento que se segue faz parte do Manual de Formação Inicial do Bombeiro da Escola Nacional de Bombeiros.

Num país, como Portugal, marcado por elevadas taxas de mortalidade em acidentes rodoviários, o esforço de formação dos intervenientes na cadeia de socorro, constitui uma missão de grande relevância cívica e civilizacional.

Este manual identifica regras de atuação e descreve procedimentos que devem ser assumidos como referenciais para o êxito dos bombeiros numa operação de salvamento e desencarceramento.

O objetivo central desta manual é contribuir para a qualificação das equipas de socorro que intervêm em acidentes, nomeadamente em ambiente rodoviário, de modo a “conseguir que uma vitima de encarceramento chegue ao hospital nas mesmas ou melhores condições do que aquelas em que se encontrava quando a equipa de socorro iniciou o seu trabalho”.

Salvamento e Desencarceramento

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.

 




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.