Relatório do Incêndio de Tavira/São Brás de Alportel – Prof. Dr. Xavier Viegas et al.

0

O Relatório que se segue foi elaborado pelo Professor Doutor Domingos Xavier Viegas entre outros autores, em cumprimento de um despacho proferido pelo Ministro da Administração Interna, em 13 de Agosto de 2012, sobre o incêndio florestal de Tavira/São Brás de Alportel.

O incêndio ocorrido em Tavira e São Brás de Alportel ocorreu entre os dias 18 e 22 de Julho de 2012 e segundo nota expressa foi um dos maiores incêndios em Portugal no que respeita a recursos Humanos.

O documento faz uma descrição das condições ambientais e operacionais na região, ao incêndio nas suas fases e subfases, a uma avaliação das intervenções dos vários agentes envolvidos, na fase de prevenção e durante o incêndio e algumas considerações gerais sobre o processo de gestão do incêndio.

Relatório do Incêndio de Tavira/São Brás de Alportel – Prof. Doutor Xavier Viegas et al.

Os relatórios de análise permitem uma melhor avaliação das ações desenvolvidas, para que em situações futuras, se atinjam de forma mais célere as metas, com as quais as instituições estão comprometidas.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.