Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Alenquer

0

PMEPC_AlenquerO Plano que se segue é um documento formal, da Câmara Municipal de Alenquer (CMA) referente ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Alenquer é um documento de âmbito Municipal e abrange todo o concelho de Alenquer com as suas 16 Freguesias, nomeadamente Abrigada, Aldeia Galega da Merceana, Aldeia Gavinha, Cabanas de Torres, Cadafais, Carregado, Meca, Olhalvo, Ota, Pereiro Palhacana, Ribafria, Santana da Carnota, Santo Estêvão, Triana, Ventosa, Vila Verde dos Francos.

Este documento tem por objetivo ser uma ferramenta que permita à Câmara Municipal de Alenquer aumentar os níveis de proteção dos cidadãos e do património, garantir a resposta oportuna no âmbito da proteção e socorro, ou seja, deve definir de que maneira as pessoas, os bens e o ambiente devem ser protegidos no caso de catástrofe ou acidente grave.

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Alenquer

     Parte I – Enquadramento Geral do Plano

     Parte II – Organização da Resposta

     Parte III – Áreas de Intervenção

     Parte IV – Informação Complementar

Os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil constituem-se como instrumentos preventivos e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, se estabelecem os meios para fazer face aos acidentes e quando definida a composição das equipas de intervenção, é-lhes atribuída missões.

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.