Os incêndios rurais: Causas e futuro – Um estudo de caso

0

Os Incêndios rurais - Causa e FuturoA Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Riscos e Proteção Civil do Instituto Superior de Educação e Ciências.

Esta foi realizada por Elmano Duarte Freitas da Silva, sob a orientação científica do Mestre Fernando António Silva Lopes e Eng.º Rui Manuel Lopes da Cunha Almeida.

Este trabalho teve como objetivo, o estudo de caso na freguesia com mais ocorrências no distrito da Guarda, no período de 2001 a 2011. Apurou que era a freguesia de Vilar de Amargo, do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Paralelamente procurou compreender quais as causas dos incêndios rurais nesse território e as razões da sua recorrência ao longo dos anos, após inúmeras campanhas e ações diretas de sensibilização para um correto uso do fogo.

O mesmo, procurou igualmente compreender as necessidades da população, em matéria do uso do fogo, quais as suas atividades e dificuldades.

Os incêndios rurais: Causas e futuro – Um estudo de caso

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.