O Socorro em Portugal: Organização, formação e cultura de segurança nos corpos de bombeiros, no quadro da Protecção Civil

0

O Socorro em Portugal Organizacao Formacao e SegurancaA Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Geografia Humana, na Faculdade de Letras, da Universidade do Porto.

Esta foi realizada por António Duarte Amaro, sob a orientação científica da Professora Doutora Fantina Tedim e coorientação do Professor Doutor Luciano Lourenço.

Este trabalho alerta para que no quadro atual, só a superação do défice do binómio, formação e cultura de segurança, poderá criar condições para a mudança organizacional dos Corpos de Bombeiros e construir os bombeiros do século XXI, baseados na convergência entre desempenhos voluntários com verdadeira competência profissional e desempenhos profissionais com sensibilidade voluntária.

O Socorro em Portugal: Organização, formação e cultura de segurança nos corpos de bombeiros, no quadro da Protecção Civil

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.