Manual para a Avaliação do Desempenho dos Bombeiros Voluntários

O Documento que se segue faz parte de uma coleção de Cadernos Técnicos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Este manual pretende auxiliar, sistematizar e uniformizar os procedimentos que orientam o processo de avaliação dos bombeiros voluntários e dos oficiais bombeiros do Quadro Ativo dos corpos de bombeiros.

As orientações contidas neste documento tiveram em consideração as regras presentes no Despacho n.º 9368/2008, de 1 de Abril, e os diversos contributos oriundos dos corpos de bombeiros.

A avaliação do desempenho é um instrumento fundamental para a gestão dos bombeiros voluntários, que pretende contribuir para a construção de uma base de informação para planear medidas de desenvolvimento pessoal e valorizar as contribuições individuais contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão, à sociedade civil, empresas e comunidades.

Manual para a Avaliação do Desempenho dos Bombeiros Voluntários

Os Cadernos Técnicos permitem aprofundar a informação habitualmente contida nos guias, catálogos e outras publicações técnicas editadas.

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.