Manual for First Responders to a Radiological Emergency

0

Manual for First Responders to a Radiological EmergencyO documento que se segue “Manual for First Responders to a Radiological Emergency”, é um documento do International Atomic Energy Agency (IAEA), com sede na Áustria.

O objetivo desta publicação é fornecer orientações práticas para aqueles que respondem dentro das primeiras horas a uma emergência radiológica. Isso inclui o pessoal dos serviços de emergência que se deslocam para o local, bem como todos os funcionários que apoiam nesta resposta.

As emergências radiológicas são emergências que envolvem material radioativo e que pode ocorrer em qualquer lugar e isso inclui: Fontes perigosas descontroladas (abandonadas, perdidas, roubadas ou encontradas); Desvio de fontes industriais e médicas perigosas (por exemplo, aquelas que são usadas ​​em radiografia); Exposições públicas e de contaminação de origem desconhecida; Outros tipos de exposições de carácter grave; Ameaças e atos terroristas; e Acidentes em transportes com material radioativo.

A experiência mostra que os serviços de emergência locais (por exemplo, os serviços médicos locais, as brigadas e as forças de segurança) têm o papel mais importante na resposta inicial a uma emergência radiológica.

Poucas horas depois, as autoridades nacionais também podem ter um papel importante a desempenhar no apoio à resposta ao nível local.

Manual for First Responders to a Radiological Emergency  (Em Inglês)

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.