O documento que se segue “Manual for First Responders to a Radiological Emergency”, é um documento do International Atomic Energy Agency (IAEA), com sede na Áustria.
O objetivo desta publicação é fornecer orientações práticas para aqueles que respondem dentro das primeiras horas a uma emergência radiológica. Isso inclui o pessoal dos serviços de emergência que se deslocam para o local, bem como todos os funcionários que apoiam nesta resposta.
As emergências radiológicas são emergências que envolvem material radioativo e que pode ocorrer em qualquer lugar e isso inclui: Fontes perigosas descontroladas (abandonadas, perdidas, roubadas ou encontradas); Desvio de fontes industriais e médicas perigosas (por exemplo, aquelas que são usadas em radiografia); Exposições públicas e de contaminação de origem desconhecida; Outros tipos de exposições de carácter grave; Ameaças e atos terroristas; e Acidentes em transportes com material radioativo.
A experiência mostra que os serviços de emergência locais (por exemplo, os serviços médicos locais, as brigadas e as forças de segurança) têm o papel mais importante na resposta inicial a uma emergência radiológica.
Poucas horas depois, as autoridades nacionais também podem ter um papel importante a desempenhar no apoio à resposta ao nível local.
Manual for First Responders to a Radiological Emergency (Em Inglês)
Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.