Manual de Situações de Emergência e Primeiros Socorros

0

Manual Emergencia Primeiros Socorros IMTTO presente Documento, Manual de Situações de Emergência e Primeiros Socorros é um manual do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.

Este está estruturado em duas partes distintas: a primeira dedicada a uma abordagem dos acidentes rodoviários, aos procedimentos que devem ser seguidos em caso de acidente e ainda outros tipos de situações de emergência. A segunda parte é centrada em técnicas de primeiros socorros.

No seu conjunto, este manual visa contribuir para a formação de motoristas, dando-lhe orientações claras sobre comportamentos a adotar em situações de emergência (prevenir o seu agravamento, chamar os serviços de socorro apropriados, reagir em caso de agressão ou incêndio, evacuar passageiros, etc.) e competências para avaliar a situação e aplicar primeiros socorros. Os motoristas pela sua presença imediata devem orientar e ajudar outros condutores e colegas em situações de emergência, dando prioridade à segurança das pessoas, inclusivamente a sua própria segurança, colocando a do veículo em segundo plano. Para tal, devem ter conhecimento dos riscos que a sua actividade de trabalho comporta de forma a agir sempre em prol da segurança.

Manual de Situações de Emergência e Primeiros Socorros

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.