Manobras de Mangueiras e Motobombas

1

14.ManobrasdeMangueiraseMotobombasO Documento que se segue faz parte do Manual de Formação Inicial do Bombeiro da Escola Nacional de Bombeiros.

O respetivo manual, dedicado às Manobras de Mangueiras e Motobombas, acolhe conceirtos de normalização entretanto adotados e desenvolve técnicas para uma mais adequada operação com os equipamentos hidráulicos.

Este manual pretende cumprir o objetivo de ajudar os elementos que iniciam a carreira de bombeiros a compreender esta importante parte da manobra e a melhor forma de operar com os equipamentos hidráulicos.

Manobras de Mangueiras e Motobombas

Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.




Sobre quem enviou a noticia

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.