Informação Geográfica Voluntária de suporte às operações de Bombeiros, INEM e Proteção Civil

0

Informacao Geografica Voluntaria de suporte as operacoes de BombeirosA Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários para o mestrado integrado em Engenharia Biomédica, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta foi realizada por João Carlos Pires Vieira, sob a orientação científica do Professor Jorge Gustavo Rocha.

O objetivo deste trabalho passa por disponibilizar para diferentes tipos de transportes uma rota ótima que os conduza ao local de emergência de uma forma eficiente. São atendidas as necessidades específicas das entidades que prestam serviços de emergência em saúde como Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Proteção Civil.

Nas principais dificuldades deparada-se com falta de software de routing e, em particular, routing adequado ao tipo de veículos de emergência e pela inexistência de uma base de informação atualizada fora dos grandes centros urbanos.

Informação Geográfica Voluntária de suporte às operações de Bombeiros, INEM e Proteção Civil

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.