Incêndios Florestais: Comportamento, Segurança e Extinção

0

A Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, área de especialização em Ciências do Risco, do curso interdisciplinar das Faculdades de Letras, Ciências e Tecnologia e de Economia na Universidade de Coimbra.

Esta foi realizada por Samuel David Rodrigues Martins, sob a orientação científica do Professor Doutor Domingos Xavier Viegas e coorientação do Eng.º Paulo Dias.

Salienta que:

– A gestão do combate aos incêndios florestais em Portugal é apontada como um ponto fraco do sistema de combate.

– Para a compreensão deste problema deve-se perceber as causas das dificuldades sentidas no desempenho da função, em especial ao nível do planeamento e também, o modo como a eficácia do combate e a segurança são afetados nestas situações.

– Aspetos como as limitações na capacidade de avaliação do comportamento do fogo e dos fatores determinantes na propagação dos incêndios florestais, o pouco uso de métodos de apoio à decisão, a dependência da técnica de combate direto com água, a origem destes, estarão provavelmente ligados à pouca existência de valências técnicas nos teatros de operações.

Incêndios Florestais: Comportamento, Segurança e Extinção

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.