Guia da Informação para a Elaboração do Plano de Emergência Externo

0

CTP2 Guia da Informação para a Elaboração do Plano de Emergência Externo (Directiva Seveso II)O Documento que se segue faz parte de uma coleção de Cadernos Técnicos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Este destaca-se como um guia de apoio técnico e orientação que pretende estabelecer orientações sobre as informações à elaboração do plano de emergência externo, que o operador do estabelecimento de nível superior de perigosidade fornece à Câmara Municipal.

O mesmo inclui uma descrição aos objetivos e domínios de atuação da proteção civil e a sua relação com a Directiva “Seveso II”, o controlo e planeamento de emergência de riscos químicos graves e a respetiva avaliação dos riscos e vulnerabilidades, são também descritas as condições e os prazos concretos constantes do enquadramento legal e é apresentada uma explicação detalhada dos conteúdos do documento a elaborar pela empresa sobre o seu estabelecimento, nomeadamente quanto aos riscos de acidente grave e a interligação com o plano de emergência externo, tais como acordos de ajuda existentes e mecanismos de alerta e aviso.

Guia da Informação para a Elaboração do Plano de Emergência Externo

Os Cadernos Técnicos permitem aprofundar a informação habitualmente contida nos guias, catálogos e outras publicações técnicas editadas.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.