Fundamentos de Meteorologia

0

Fundamentos de MeteorologiaO documento de trabalho é da autoria de Jaime Carlos do Vale Ferreira da Silva para o módulo de Fundamentos de Meteorologia, no âmbito do Curso de Gestão da Emergência.

A atmosfera terrestre é a camada gasosa que envolve, protege e mantém aquecida a superfície do planeta.

A força da gravidade segura a atmosfera à Terra, podendo-se considerar como referência, que o seu limite superior se situa a cerca de 1000 km de altitude. No entanto, cerca de metade da massa da atmosfera fica abaixo dos 5 km de altitude e quase 95% fica abaixo dos 30 km, pelo que, para altitudes superiores a esta, encontramos uma atmosfera muito rarefeita que coexiste com o gás interplanetário.

A camada de fronteira da atmosfera é geralmente considerada como sendo a camada com 1 km de espessura, logo junto ao solo. Os fluxos turbulentos atingem a sua maior complexidade nesta camada da atmosfera, pelo que ela representa um papel muito importante na circulação geral do ar.

Fundamentos de Meteorologia

Os conteúdos aprendidos durante o processo de formação académica apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento das instituições.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.