Extensão da Plataforma Continental Portuguesa (proposta)

0

ExtensaodaPlataformaContinentalPortuguesaO documento que se segue é um documento da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) referente à proposta para a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 9/2005 criou a EMEPC com a missão de preparação e submissão da proposta de extensão da plataforma continental de Portugal.

A 11 de Maio de 2009 a EMEPC entregou junto da Comissão de Limites da Plataforma Continental a proposta portuguesa onde consta o limite exterior da plataforma continental para lá das 200 M. O território Português passa a ser de cerca de 4 milhões de km2, equivalente a 91% da área emersa da União Europeia.

Atualmente, cabe à EMEPC dar continuidade ao Projeto de Extensão da Plataforma Continental (PEPC) tendo em vista a respetiva conclusão. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido constitui um marco fundamental no regresso de Portugal ao Mar.

Cabe assim, perante esta possível extensão pensar-se em respostas que poderão ser necessárias no âmbito da Proteção Civil.

Extensão da Plataforma Continental Portuguesa

     Extensão da Plataforma Continental
     Objetivos
     Sumissão Portuguesa

Projeto de Extensão

     Critérios de Extensão
     Proposta à Comissão de Limites da Plataforma Continental
     Importância do Projeto
     Tipo de Dados
     InforM@r
     Meios Técnicos

As propostas constituem-se como um marco importante na criação de ações estratégicas, para que em situações futuras, se atinjam de forma mais célere os objetivos para as quias as instituições estão comprometidas.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.