Execução de Túneis nas Formações Vulcânicas da Ilha da Madeira

0

A Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Universidade da Madeira.

Esta foi realizada por António João Rodrigues Gonçalves, sob a orientação científica do Professor Doutor Domingos Manuel Martins Rodrigues e do Co-Orientador Engenheiro Francisco José Campos Martinho de Moura.

Este trabalho pretendeu contribuir para um melhor conhecimento ao nível da execução de túneis em formações vulcânicas, mais especificamente na Ilha da Madeira, visto que esta região foi nos últimos anos palco da construção de inúmeros túneis rodoviários, que forneceram novos dados, experiencias e metodologias na execução de túneis em maciços vulcânicos.

Esta dissertação enquadra a ilha da Madeira devido ao grande investimento efetuado no desenvolvimento das vias de comunicação e aproveitamento hidráulico, uma área privilegiada para estudos a este nível.

Apesar do estudo não fazer saliência a questões ao nível de segurança, o mesmo é sempre importante na compreensão de alguns riscos subjacentes.

Execução de Túneis nas Formações Vulcânicas da Ilha da Madeira:
O caso do túnel 1 da nova ligação Vasco Gil-Fundoa à cota 500

Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.

 

About author

luis.andrade

luis.andrade

É natural da Guarda e Licenciado em enfermagem, tendo obtido também uma pós-graduação em Urgência e Emergência Hospitalar e uma pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Durante a frequência do curso de licenciatura em enfermagem, colaborou, como voluntário, na delegação da Guarda da Cruz Vermelha Portuguesa. Na atualidade exerce a profissão de enfermeiro no Funchal e integra a corporação dos Bombeiros Madeirenses, onde ocupa o posto de subchefe equiparado.